Hyldon

As Coisas Simples da Vida

Hyldon participa do Troféu Raça Negra em homenagem ao Mano Brown

 

O líder dos Racionais MC´s foi o grande homenageado desta 16ª edição do prêmio, em festa que reuniu celebridades e reconheceu os que lutam pela igualdade racial

“Nasci do ventre de um pedaço da África. Tudo o que eu tenho vem da raça negra, que eu procuro honrar. Já prometi minha vida a essa causa. Eu que sempre falei muito, não consigo dizer mais nada a não ser: Obrigado, povo negro, por me fazer ser quem eu sou.” Assim, Mano Brown, líder dos Racionais MC´s, agradeceu o Troféu Raça Negra, que recebeu na noite desta segunda-feira (19), na Sala São Paulo. Ele foi o grande homenageado desta 16ª edição do prêmio, entregue a personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial.

hyldon-mano-brown

A vida e a obra de Mano Brown foi celebrada durante toda a cerimônia, apresentada pelo rapper Thaíde e a atriz Kenia Maria. A filha dele, a atriz  Domenica, se emocionou até as lágrimas ao declamar um poema em sua homenagem. O filho, Jorge, e a mulher do ídolo, Eliane Dias, também estavam com ele.

Outra homenageada, a vereadora carioca Marielle  Franco, morta a tiros no Rio, em março, junto com seu motorista Anderson Gomes,  foi representada pela família, a mãe, o pai, a irmã, Anielle, e sua filhinha.

Aplaudida de pé, a mãe, Marinete Silva, se emocionou ao agradecer o prêmio. “É uma dor profunda, ainda não temos notícias de quem fez aquilo, mas é gratificante ver minha filha, que sempre lutou pelos direitos humanos, recebendo essa homenagem.”

“Quiseram nos calar mas eu vou honrar o sangue da minha família e levar o legado da minha irmã Marielle por onde eu for. O lugar das mulheres negras é onde elas quiserem”, disse Anielle.

Outro momento de grande emoção foi quando a advogada Valéria dos Santos,  que  foi presa e algemada no Rio, durante uma audiência, em pleno exercício de sua profissão, recebeu o prêmio das mãos da atriz Erica Januza. “Eu sempre via o Troféu Raça Negra pela TV e não imaginava  que um dia o receberia”, disse. E elogiou Erica pelo papel de juíza que precisou lutar muito e vencer o preconceito para chegar aos tribunais em recente novela da Globo.

“A gente só consegue ser feliz com igualdade. Ofereço esse troféu ao meu grupo Mulheres do Brasil e prometo continuar lutando contra as desigualdades”, disse outra agraciada, Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza.

GALERA-12

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli, recebeu pela segunda vez o Troféu Raça Negra e prometeu atender a um pedido que o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e idealizador do evento, José Vicente, fez a ele na abertura: possibilitar o acesso de jovens estudantes de direito aos  estágios nos ambientes jurídicos. “Com isso, tenho certeza que, no futuro, teremos muitos Joaquins Barbosas”, disse José Vicente. “Porque não basta possibilitar aos jovens a entrada nas universidades. Temos de viabilizar o ingresso deles no mercado de trabalho.”

 O príncipe  do pagode, Reinaldo, o ex-diretor da redação da “Folha de S. Paulo”, Otavio Frias Filho (morto em agosto e representado por Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal), as cantoras Gabi Amarantos e Fafá de Belém, o senegalês Adama Dieng, assessor especial do secretário-geral da ONU, o presidente do Conselho de Administração do Brasdesco, Luiz Carlos Trabuco, e a escritora cubana Tereza Cárdenas também receberam o Troféu Raça Negra 2018.

hyldon-trofeu-raca-negra

hyldon-trofeu-raca-negra

O cantor Martinho da Vila, o  homenageado na edição de 2015, foi quem abriu a grande noite, cantando, em versos e à capela, a vida de Zumbi dos Palmares. Depois, Fafá de Belém cantou o hino nacional. Muitos shows abrilhantaram a noite, com apresentação de cantores como Max de Castro e Hyldon, Netinho e o rapper Dexter. Mano Brown e Dexter fecharam a festa, que integra a Virada da Consciência Negra, uma realização da Faculdade Zumbi dos Palmares e da ONG Afrobras.

Com cerca de 200 atividades gratuitas espalhadas pela cidade e a Flinksampa, Festa   da Literatura, Cultura e Conhecimento acontecendo na Faculdade Zumbi dos Palmares, a Virada segue até quarta-feira (dia 21).

Saiba mais sobre a programação no site www.flinksampa.com.br e www.viradadaconsciencia.com.br

   

Voltar