Oportunidade não só para quem gosta, mas para quem quer conhecer um pouco da música soul está embalada no CD duplo ‘Soul do Brasil’ (Warner, R$ 36 em média). O lançamento abrange, além de canções mais novas, composições que esquentaram os alto-falantes ainda na década de 1970, quando o ritmo estourou no País.
Nome marcante da música brasileira, Tim Maia recheia a obra com duas faixas, ‘Amiga’ e ‘Você Mentiu’, ambas registradas no disco ‘Você América’, de 1987. Além de ‘Aabor de Amor’, outra velha conhecida é Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha de Sapê), na voz do baiano Hyldon – o músico, aliás, foi produtor de nomes como Erasmo Carlos, Wanderléia e Odair José.
Antonio Viana Gomes, artisticamente conhecido como Tony Tornado, é outro que colabora com a coletânea e emplaca seu grande hit, a música ‘BR-3′. Medalhão da música brasileira, o grupo Black Rio – que misturou soul, funk e samba em suas canções – aparece na obra com três músicas de seu disco de estréia: ‘Maria Fumaça’, ‘Caminho da Roça’ e ‘ Leblon via Vaz Lobo’.
Sandra de Sá também coloca seu baçanço no disco com as músicas ‘Olhos Coloridos’, ‘Azul da Cor do Mar – composta originalmente por Tim Maia e ‘Eu Amo Você – de Cassiano, outra lenda da música. Não faltam também nomes como do carioca Ed Motta, Cassiano, Tony Bizarro, Ivan Lins, Cláudia Telles e Brylho.