Clipe de Hyldon une a força dos tambores à soul music brasileira | Gazeta 24h

Foto: Jardel Melo 

Tijuaçu é um vilarejo quilombola localizado na região de Senhor do Bonfim, interior da Bahia, a cerca de 360 km de Salvador. Nesse local, Hyldon passou boa parte da nfância e tem ótimas lembranças – entre elas, a
“barriguda”, uma árvore comum na região, que é prima dos baobás africanos. Assim como as parentes do outro continente, as barrigudas servem como local de reunião, de conversas e de músicas. A comunidade se relaciona ao redor das árvores.

Para reforçar essas lembranças, Hyldon viajou para a cidade no final de 2022 e foi convidado para dar uma oficinal musical na Escola de Percussão de Tijuaçu, que trabalha com iniciação musical para crianças da comunidade. Desse encontro, saiu o single “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (50 anos)”, que já está no streaming, e o clipe, que chega ao Youtube a partir do dia 27 de junho.

VEJA O CLIPE:

A junção dos dois universos, a clássica (e pioneira) soul music brasileira com
os tambores, não foi tão difícil assim: “Achei incrível voltar ao lugar onde vivi até meus seis anos e ver que a molecada está ligada na música, vivendo num território quilombola cheio de histórias. Acho que tudo se conectou e foi perfeito para comemorar os 50 anos da minha primeira gravação”, afirma Hyldon. “Tudo isso com a benção de duas árvores centenárias: as barrigudas”, completa o compositor.

Fonte: Gazeta 24h