Hyldon posa com Os Meninos de Tijuaçu, percussionistas arregimentados para a gravação inédita da música registrada originalmente em 1973 — Foto: Jardel Melo / Divulgação
♪ A balada soul Na rua, na chuva, na fazenda (Casinha de sapê) batizou o primeiro álbum de Hyldon, lançado em 1975 pelo selo Polydor, da gravadora Philips.
Contudo, a música foi gravada dois anos antes do LP, em 1973, e circulou em single que tocou bem nas rádios, a ponto de a canção ter entrado em duas compilações de 1974, Sucessos de ouro nº 7 e Globo de Ouro – A super parada musical.
Tomando como ponto de partida o registro original da música em 1973, o cantor, compositor e músico soteropolitano lança na sexta-feira, 9 de junho, gravação inédita de Na rua, na chuva, na fazenda com a batida do samba-reggae.
Quem toca os tambores no single são Os Meninos de Tijuaçu, alunos da Escola de Percussão de Tijuaçu, instituição criada para possibilitar a iniciação musical das crianças da comunidade de Tijuaçu, território quilombola situado no norte da Bahia.
Gravada entre Rio de Janeiro (RJ) e Senhor do Bonfim (BA), município para onde Hyldon viajou no fim de 2022, a versão samba-reggae de Na rua, na chuva, na fazenda junta o baticum dos alunos (Gustavo, Thiago, Vanildo Júnior, Felipe, Vicente, Maurício, Vitor, Gabriel, Josiel, Ezequiel, Iarley Rodrigues e Iarley Figueiredo) e dos professores (Michel Adil e Vanildo dos Santos) da Escola de Percussão de Tijuaçu com o baixo, a guitarra e violão tocados por Hyldon.
A guitarra solo é tocada por D’Ippolito, também responsável pela mixagem do single editado via D.P.A. Discos.
Capa do single ‘Na rua, na chuva, na fazenda (50 anos)’, de Hyldon e Os Meninos de Tijuaçu — Foto: Jardel Melo
Fonte: G1 Mauro Ferreira POP&ART