
“SoulSambaRock” (DPA Discos), é o novo álbum de Hyldon. Depois de “As Coisas Mais Simples da Vida” (2016), no qual sobressaem as baladas, o músico volta a atacar com uma pegada mais forte e ritmos dançantes. Seis das dez faixas do trabalho, produzido pelo próprio Hyldon, foram lançadas como singles entre 2019 e 2020. Com influência e referência a diversos artistas e gêneros, o disco se torna quase uma enciclopédia musical.
“República das Bananas” (Hyldon) abre o álbum trazendo muita latinidade, reverenciando vários gêneros musicais do continente, da cúmbia colombiana ao forró, rap e samba como diz sua letra, com direito a uma citação instrumental de “El Manisero” (canção do gênero “son” do compositor cubano Moisés Simons) e uma dose de reggae. Destaque para o solo de trompete mariachi mexicano de Rafael Trumpet. Qualquer semelhança entre o título da faixa e um país que conhecemos bem, (não) é mera coincidência. Resta-nos torcer para que sua letra seja profética quando diz: “Caiu mais um presidente na República das Bananas”. “A Lenda do Clube dos 27” (Hyldon), com sua melodia bem próxima da fala, traz a influência do rap e um texto contundente que parte de um clima romântico para desembocar na violência cotidiana e as desigualdades sociais das nossas grandes cidades.

A Lenda do Clube dos 27 à qual Hyldon se refere é a dos artistas que morreram com essa idade. Ele cita o lendário bluesman Robert Johnson, a cantora Amy Winehouse, e o pintor Jean-Michel Basquiat, mas o trágico clube inclui ainda os músicos Jimi Hendrix, Janis Joplin, Brian Jones, Jim Morrison e Kurt Cobain. Aliás, o próprio Hyldon confessa que cismou que, assim como eles, morreria aos 27 anos. Papatinho fornece o beat para a base rítmica da canção que também carrega sua porção de soul music. Aliás, falando em soul music, “SoulSambaRock, Sou”, não poderia fugir da mistura dos três gêneros do título. Ela celebra o samba-rock e cita canções e expoentes do gênero como “Segura a Nega” (Bebeto e Luís Vagner), “Mané João” (Roberto e Erasmo Carlos), “Tragédia no Fundo do Mar” (sucesso dos Originais do Samba, de autoria de Zeré e Ibrahim), “Chiclete com Banana” (de Gordurinha e Almira Castilho, eternizada por Jackson do Pandeiro), Branca di Neve, Bola 7, Jorge Ben Jor e Ed Lincoln. Os metais fazem a festa, incluindo um solo de trombone de Marlon Sette (parceiro de Hyldon na composição). E tem, ainda, o auxílio luxuoso de um cavaquinho na harmonia. “Um Luau pra Você”

Em “50 tons de preto” Hyldon aborda a questão da negritude e do colorismo, numa levada de afoxé com destaque para o baixo de Artur de Palla que assina o arranjo com Hyldon. O artista coloca-se dentro do contexto como descendente de negros, índios pataxós e portugueses, e convida o ouvinte a refletir sobre o tema. Nos backings vocals, ela traz as participações de Gerson King Combo, Carlos Dafé (Banda Black Rio) e Jhussara Lourenço (Trio Ternura), figuras fundamentais da Black Music no Brasil, unidos às vozes de Cris Delano, Cássia Raquel, Jorge Aílton e João Paixão. “Ninguém Merece Viver Só” foi feita em parceria por Hyldon e João Viana, que, além de participar dos backing vocals, também toca bateria nessa e outras faixas do disco. Ela nos leva de volta ao universo das baladas com uma pegada bem Rythm’n’Blues e tem um belo solo de guitarra de Guilherme Schwab na introdução. “Cada Um Na Sua Casa” 

A foto da capa do disco (de autoria de Jardel de Melo) foi realizada durante sua participação no show de Mano Brown, no Rock in Rio 2019, no palco Sunset (fotos desta matéria. Relembre aqui!) e a contracapa, brinca com a ideia ao trazer uma foto (de autoria de Yas Medyna) de Hyldon durante um pôr-do-sol (sunset, em inglês) em uma das belas praias cariocas. Hyldon continua sendo inventivo, sem medo de fugir das fórmulas que o consagraram e se arriscar em novas sonoridades. Música para se ouvir, pensar, e certamente, dançar! – Robert Moura.
O álbum está disponível nas plataformas digitais: https://onerpm.lnk.to/soulsambarock
SITE: https://hyldon.com.br/
YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/HyldonSouzaoficial
Fonte: Rock Press


